17 de agosto de 2014

Resenha Literária: Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen

Título: Eu Fui a Melhor Amiga de Jane Austen
Autora: Cora Harrison
Editora: Rocco
                                                                             N° de páginas: 317
Classificação: ♥♥♥♥♥

Sabe aquele livro que a gente julga pela capa? Pois bem, esse eu julguei correto! Achei a capa muito fofa e linda e resolvi pegar para ler.
"Uma história irresistível sobre rapazes, vestidos deslumbrantes, uma garota apaixonada... e Jane Austen!"
O livro é contado pela prima de Jane Austen, Jenny Cooper, e a maior parte dele mostra como se fosse um diário, escrito pela própria Jenny. 

Jenny e Jane estão em um internato em Southampton, onde a dona é a Sra. Cawley. Jane acaba contraindo uma febre muito forte e não recebe devidos cuidados lá dentro. E, então, Jenny decide entregar uma carta à mãe de Jane (que é sua tia), a Sra. Austen, para tirá-las daquele lugar. 
Jenny, corajosamente sai do internato e caminha nas ruas da cidade à meia-noite (se uma garota andar sozinha na rua, nesse horário, fica "falada" e pode até não conseguir um marido para se casar) para ajudar sua grande amiga e prima. Mas, no caminho, ela se depara com um homem segurando uma espada em sua direção e sua reação é (como seria também a minha) de apavoramento. Eis que, nesse intervalo de tempo, surge um capitão que a tira dali e a protege, e se apresenta como Thomas Williams. Ele a leva para o correio, onde deixa sua carta para a Sra. Austen e o belo e educado cavalheiro a leva para casa.

O ato de coragem de Jenny foi muito válido. Sua tia recebeu a carta e elas foram levadas para a casa dos Austens, onde realmente eram bem tratadas. Após isso, Jenny também fica doente, mas consegue se recuperar rapidamente. 
Após o encontro inesperado com o capitão, Jenny não o tira de sua cabeça. Parece amor à primeira vista, sabe? 
Mas, quando ela conhece o irmão de Jane, Henry, seus sentimentos mudam e crescem, mas não pelo belo cavalheiro de Southampton... 
No decorrer do livro, ela vai contando sobre seus dias na casa dos Austens, sobre sua amizade com Jane, sobre seus amores e também sobre seu primeiro baile!
Jenny é apresentada com 16 anos no livro e nunca tinha ido a um baile! Hoje em dia, nós começamos a sair de casa e a ir à festas com idades bem menores, não é?! Então, eis que surge a oportunidade de ir ao seu primeiro e grande baile. Eliza, uma prima de Jane, estava hospedada também na casa de seus tios e as ajuda nos preparativos. 
Panos claros de musselina, laços no cabelo, cachos, contas de vidro... tudo isso para um vestido deslumbrante! A única coisa que ela não imaginava era que iria encontrar uma pessoa no baile que não via a um tempinho. E, com esse reencontro, os sentimentos voltam e muitas coisas acontecem. 
A descrição das cenas, do vestido e os desenhos me chamaram muita atenção. O livro é fofo por fora e por dentro.
Cora Harrison fez um belo trabalho neste livro. A história foi baseada em relatos reais e em documentos que retratavam a fase adolescente de Jane Austen. Ela diz que pouco se sabia sobre Jenny (que também se chamava Jane, mas ela colocou Jenny para não ficar dois nomes iguais, e este era o apelido para Jane naquela época) e, muitas das coisas que ela fala no livro, veio de sua imaginação.

"Quanto à história e às características das pessoas, suponho que minha imaginação foi impulsionada pelos seis romances que Jane Austen escreveu."
Os desenhos são como parte do diário de Jenny, ela que os desenha. Super fofos! 
Eu recomendo o livro para os fãs de romance e para os fãs de Jane Austen.

Já leram esse livro? O que acharam? São fãs da escrita de Jane Austen? 

Acompanhe o blog:
Beijos ♥ 

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, que bom que gostou! Lindo esse livro, né?!
      Muito obrigada pela visita e pelo elogio <3 Beijos!

      Excluir
  2. Uma amiga minha já leu este livro e me disse que é muito bom, eu ainda não li mas meu apaixonei pela capa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Fernanda! A capa é super linda, né?! Eu também me apaixonei. Beijos :D

      Excluir
  3. Nossa super resenha, adorei! Bju

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, que bom que gostou da resenha! Super beijo! :D

      Excluir
  4. Oi Karen estou encantada com essa resenha estou super curiosa para ler o livro!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Silvana! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Espero que também goste do livro quando ler, beijos :D

      Excluir
  5. Ah! Estou curiosa!! Quero ler! *---*
    http://saltoaltodamoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sam! Tomara que goste tanto quanto eu, quando ler *-* beijos

      Excluir
  6. Fiquei morrendo de vontade de ler, que livro mais amorzinho!
    Estava mesmo precisando de uma indicação de livro e sua resenha me encantou <3 agora já sei o que procurar na minha próxima visita na livraria!

    http://www.linesinbloom.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Janaina! Esse livro é um amorzinho mesmo. Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha lhe ajudado de alguma forma <3 beijos

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha. Muito bem feita. Deu vontade de ler.

    www.coisinhasdatammy.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tamara! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Beijos :D

      Excluir
  8. Tenho que admitir que assim que vi a capa e "jane austen", meus olhos brilharam. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler! Como a Jane é no livro? Eu sempre imaginei ela muito engraçada hauah.
    fatflyingpig.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Silvana! Que bom que gostou da resenha! A Jane é super divertida no livro, engraçada e um pouco rebelde, em relação às outras garotas. Beijos :D

      Excluir
  9. Karen, vi o seu Blog e li as suas resenhas. Você promete ser uma grande Crítica Literária e / ou Escritora. Parabéns.
    Andreas Nora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreas! Muito obrigada pelos elogios, beijos :D

      Excluir
  10. Karen!!!!
    Jesus, Maria, José! hahahahah
    Eu realmente necessito desse livro, ele está na minha lista há tanto tempo :( mas eu sou sem vergonha e dou prioridade a outros na frente dele! Agora é sério, depois dessa resenha ele vai ser minha próxima compra!

    http://roteirodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Tainá! Esse livro é um amorzinho, vale a pena comprar e ler. Espero que goste tanto quanto eu <3
      Beijos :)

      Excluir