26 de setembro de 2014

Resenha literária: O Casamento

Título: O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
N° de páginas: 224
Classificação: ♥♥♥♥♥
Sinopse: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.

Amor, respeito, desejo de mudança e uma pitada de humor (eu consegui ri com as falas de Wilson, Jane e Noah), são o recheio dessas 224 páginas escritas por um autor que eu gosto muito, Nicholas Sparks. Na continuação do livro Diário de Uma Paixão (RESENHA), O Casamento é mais voltado para Jane e Wilson, sendo Jane filha de Noah e Allie, personagens principais do primeiro livro.

Wilson vê que o seu casamento com Jane está ficando fragilizado com o tempo, já que faz quase três décadas que eles estão juntos. Muito atarefado e com a mente muito voltada para o trabalho, Wilson, por um momento, pensa estar atrapalhando o seu relacionamento, pelas suas atitudes (e também a falta delas) e a falta de tempo que, acarretou nos últimos anos, uma grande ausência de sua parte em relação não só à esposa, mas também aos filhos. E também o esquecimento... como aconteceu quando ele esqueceu o aniversário de 29 anos de casamento deles. Isso, de certa forma, abalou Jane e muitas promessas que ele havia feito a ela, não foram cumpridas.

Então, Anna, filha do casal, aparece com uma notícia que nenhum dos dois iriam esperar (pelo menos não que acontecesse tão de repente): ela iria se casar com Keith dali a duas semanas, após o comunicado. O que, aos olhos dos dois (de Jane principalmente) pareceu muito em cima do tempo e todos tiveram que correr muito com os preparativos, pois é uma data muito especial.

Com todo esse vai e vém por causa do casamento, Wilson decide ajudar sua esposa e sua filha com a decoração, comida, música... enfim, com toda a preparação para o grande dia. E, nesse intervalo de tempo, ele se vê determinado a reconquistar sua querida esposa, mas agora mudando a si próprio e cumprindo as promessas que fizera anos atrás.

A data do casamento quase foi cancelada por causa de uma coisa que aconteceu com Noah (pai de Jane), que fora parar no hospital por causa disso. Mas, calma, nada aconteceu a ele e, assim como os outros, Noah também queria muito que o casamento acontecesse. Então, como era da vontade dele, nada foi cancelado - Ufa! - e a correria continuou.

Não sei se foram os detalhes, a grande determinação de Wilson ou tudo relacionado ao casamento, mas o livro prendeu bastante a minha atenção e eu posso dizer que gostei mais dele do que o primeiro. Não sei se é porque foi o primeiro livro e ficou algo vago (por ter uma continuação)... mas O Casamento me pareceu mais interessante.
A parte que mais gostei foi a dos preparativos pro casamento. Toalhas daqui, flores e mais flores dali, a arrumação na casa de Noah, o esforço de Wilson para que tudo desse certo... !

Na minha opinião, essa continuação pode ser lida sem que se tenha lido primeiro Diário de Uma Paixão. Claro, lendo o primeiro você vai ter uma noção da vida de Allie e Noah, mas acho que desfrutando somente da história de O Casamento não deixa muita coisa vaga.
E... ah! Recomendo a leitura e espero que vocês desfrutem tanto dessa história como eu.

Você já leu O Casamento? Gosta de romance?
Acompanhe o blog:
FACEBOOK - INSTAGRAM

Beijos

2 comentários:

  1. Eu adorei esse livro. Chorei horrores no final. Que surpresa maravilhosa. Quero um marido assim hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sil! Eu ameei muito a surpresa no final do livro! Haha Wilson se superou *-* Beijos!

      Excluir