19 de outubro de 2014

Resenha Literária: Escola dos Sabores

Título: Escola dos Sabores
Autora: Erica Bauermeister
Editora: Sextante
N° de páginas: 222
Classificação: ♥♥♥♥♥

Eu comprei esse livro em uma promoção na Submarino, por R$ 4,85. Não esperava muito dele e comprei mais pelo preço mesmo, porque achei muito barato. Mas, até que a história em si foi interessante. E ó, não é um livro de receitas, rs ;)
Sinopse: Lillian é uma chef de cozinha e dona de restaurante que se apaixonou pela culinária ainda criança. Depois que seu pai saiu de casa, deixando a esposa mergulhada numa profunda depressão, ela se viu obrigada a cuidar das tarefas domésticas. Entre comidas e temperos, descobriu que os ingredientes têm alma e são capazes de transformar a vida das pessoas. E foi assim que ajudou a mãe a se recuperar. Apostando nessa filosofia, toda primeira segunda-feira do mês ela dá aulas de culinária em seu restaurante. Alguns alunos chegam sem saber por que exatamente resolveram se inscrever no curso, outros procuram soluções práticas para uma vida cada vez mais atribulada. Mas ela sabe que, no fundo, todos estão em busca da resposta para problemas que vão muito além da cozinha.

Oito pessoas se encontram em um curso de culinária, no restaurante de Lillian. Ela sempre fecha às segundas para receber seus alunos, dentre eles Claire, Carl e Helen, Tom, Chloe, Ian, Antonia e Isabelle; e ensiná-los não só pratos novos, mas também experiências novas e mostrar que cada um tem o seu potencial. O livro une culinária, sentimentos e realizações dos personagens, contando uma história pessoal de cada um dos que participam.

Acho que Lillian representou no livro, também, superação, pois mesmo com alguns acontecimentos pessoais, ela continuou lutando por seu sonho e por seu dom, que era cozinhar.

No começo, eu estava gostando do livro, a leitura estava fluindo com facilidade. Mas, quando foi chegando na metade, começou a ficar cansativo. Demorei muito para concluir a leitura, pois já não estava com muitas expectativas.
A história não tem, digamos, um acontecimento que faz prender a sua atenção. Acho que ficou muito... repetitivo. Mas, o livro passa uma mensagem legal para todos nós e eu gostei disso.


Para quem gosta de culinária e aprecia histórias que envolvem esse assunto, é um livro interessante de se ler.

Já leram esse livro? O que acharam?


Acompanhe o blog: 


Beijos ♥

2 comentários:

  1. 4,85??! Eu sempre perco essas promoções no Submarino :(. O livro é tão lindinho, uma pena que não foi tudo isso. Ele tem receitas? Juahaua Eu sei, que pergunta previsíve! Mas seria legal se abrisse um capítulo novo com uma receita ou dica culinária, né?
    Beijos!
    http://fatflyingpig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Silvana! Eu custei pra comprar ele, pois na primeira vez que tentei já tinha acabado, mas acabou que consegui na segunda tentativa. O livro é bem lindinho mesmo. Em relação às receitas, não necessariamente. Quando os alunos do curso de culinária estão nas aulas, a Lillian descreve os ingredientes e o nome do prato. Ficaria bem legal sim haha. Beijos! :)))

      Excluir