13 de junho de 2017

Harry Potter e a Ordem da Fênix, de J. K. Rowling

Título: Harry Potter e a Ordem da Fênix
Autor (a): J. K. Rowling
Editora: Rocco
N° de páginas: 703
Classificação:★,5

✏ Sinopse: Harry Potter e a Ordem da Fênix - Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Harry não é mais um garoto. Aos 15 anos, continua sofrendo a rejeição dos Dursdley, sua estranhíssima família no mundo dos "trouxas", ou seja, todos os que não são bruxos. Também continua contando com Rony Weasley e Hermione Granger, seus melhores amigos em Hogwarts, para levar adiante suas investigações e aventuras. Mas o bruxinho começa a sentir e descobrir coisas novas, como o primeiro amor e a sexualidade. Neste quinto livro da saga, o protagonista, numa crise típica da adolescência, tem ataques de mau humor com a perseguição da imprensa, que o segue por todos os lugares e chega a inventar declarações que nunca deu. Harry vai enfrentar as investidas de Voldemort sem a proteção de Dumbledore, já que o diretor de Hogwarts é afastado da escola. E vai ser sem a ajuda de seu protetor que o jovem herói enfrentará descobertas sobre a personalidade controversa de seu pai, Tiago Potter, e a já anunciada morte de alguém muito próximo. O desaparecimento de um dos personagens centrais da trama é um dos trunfos de A Ordem da Fênix que, com isto, transforma-se no livro mais dramático da série até agora. Não foi por acaso que J. K. Rowling chegou às lágrimas escrevendo.

Há coisas pelas quais vale a pena morrer.


Mais uma vez o livro se inicia com Harry na casa dos seus "queridos" tios. Só que dessa vez ele está super desatualizado do mundo bruxo: sem notícias do paradeiro do Lorde das Trevas, sem receber cartas dos amigos ou até mesmo notícias de Sirius.

Uma coisa acontece e muda o rumo da situação: dois dementadores o atacam, e também ao seu primo, Duda. Após essa aparição repentina, em um lugar que - aparentemente - só vivem trouxas, Harry é resgatado por vários aurores e levado para a sede da Ordem da Fênix (sociedade secreta criada por Dumbledore para combater Voldemort).

No 5° livro de Harry Potter temos a tensão da ascenção de Voldemort no meio bruxo. Dumbledore e Harry ainda passam como mentirosos para o Ministério, que tenta cada vez mais impor seu poder dentro de Hogwarts.

Com isso, passamos a conhecer uma personagem muito simpática, Dolores Umbridge. Agora - infelizmente -, em HP 5 ,conheci a tão famosa e detestada professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. E ela fez jus aos comentários. Gente, que megera! Minha vontade, quando ela aparecia, era de pegar no pescoço dela, sério! Agora entendi perfeitamente os apelidos (nada) carinhosos que ela recebe por aí 😂 

Ainda sobre os personagens, preciso destacar Fred e Jorge. Gente, já gostava dos gêmeos antes, mas agora gosto ainda mais. Que pessoas mais treteiras e amadas 😂 Simplesmente amei a cena deles com a Umbridge (toma essa, sapona) 💅 

Hermione também se destacou muito no livro, como sempre, aliás. Ah, se Harry tivesse escutado suas palavras 😢 isso nos leva a uma morte que foi de cortar o coração 💔 eu amava o personagem e achei que aconteceu tão de repente, tive que reler para acreditar. Que triste não poder ler mais sobre ele nos próximos livros 😭 

Ah, não posso esquecer da Luna Me falaram que eu iria adorá-la e realmente foi isso que aconteceu. Me identifiquei com ela em alguns aspectos e senti uma empatia grande por essa garota. A cada página que aparecia a Armada de Dumbledore, eu ficava com vontade de ler mais sobre o grupo liderado por Harry e Dumbledore sendo amor desde sempre ). Foi uma coisa que se encaixou muito bem no momento do livro e fez com que a leitura fluísse melhor.

O livro também nos apresenta o desenrolar de um romance entre Harry e Cho e Gina finalmente tem um espaço maior na história, além de curtos diálogos.

E acredito que pelo fato de o livro ser bem detalhado e grande, a leitura não teve um ritmo tão bom desde o início, mas as últimas 200 páginas passaram voando para mim. Algumas partes um pouco mais arrastadas e o fato de que Harry estava nervosinho demais (sei que ele estava entrando na adolescência, mas fiquei com pena da Mione e do Rony algumas vezes) fizeram com que minha nota diminuísse para 4,5. Mas, o que é 0,5 comparado ao que o livro tem a oferecer, não é mesmo?

E como não indicar? 😍 Só de pensar que está acabando bate uma tristeza... 😔 Como digo sempre: se você ainda não leu, não perca tempo e embarque nesse mundo mágico 🏰 

ACOMPANHE O BLOG
FACEBOOK  INSTAGRAM  TWITTER 
Contato: minhasecretapoesia@gmail.com

Obrigada por tudo, pessoal!
Beijos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário